domingo, 20 de janeiro de 2013

QUILOMBOS

Quilombos: palcos de tantos sonhos, dramas, lutas e também de cenas simples do cotidiano de homens, mulheres e crianças. O romance Berço Africano também passou por eles...
Um pouco dessa memória está preservada no parque temático Memorial Zumbi dos Palmares. Deve ser um belíssimo passeio!

sábado, 19 de janeiro de 2013

CULINÁRIA SAUDÁVEL IV - PEIXE É SAÚDE!

Mais uma receita fácil, rápida, saudável e deliciosa:

Refogo com um pouquinho de azeite de oliva: uma a duas cebolas cortadas em rodelas, um a dois tomates cortados em cubos, um pimentão pequeno  cortado em tiras, azeitonas picadas e molho de pimenta.
Forro um pirex levemente untado com rodelas finas de batata crua; por cima da cama de batatas, ajeito postas (ou filés não muito finos) de peixe (normalmente uso cerca de 1Kg de linguado, cação, ou salmão) temperado com limão,  pimenta do reino e alfavaca picada (ou outros temperos verdes, como salsa, cebolinha, manjericão, coentro...). Cubro com  o molho e levo ao forno médio, por aproximadamente 20 minutos. Muito cheiroso e  saboroso, apesar de quase não conter sal!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Não sei o que é mais apaixonante: ler ou escrever. Neste fim de semana fiz as duas coisas. Terminei de redigir meu segundo romance e comecei o processo de revisão e aprimoramento. Além disso, passei horas desfrutando da prazeirosa leitura do livro Lua Castelhana, da escritora gaúcha Maria da Graça Rodrigues. Recomendo!

domingo, 13 de janeiro de 2013

CULINÁRIA SAUDÁVEL III

Prato de hoje: salada especial

Preparo uma salada com folhas variadas (alface, rúcula, agrião, etc.), tomates cerejas, rodelas de palmito e queijo minas cortado em cubos. Obs. deixo os vegetais de molho em água com vinagre por uma hora.
À parte, misturo azeite de oliva, vinagre, mostarda, limão e cheiro verde, para o tempero.
Levo ao forno pré aquecido, num pirex untado, uma abobrinha (e/ou berinjela) cortada em rodelas finas, cobertas com a seguinte mistura: uma colher (de chá) de mel, uma colher (de sobremesa) de azeite de oliva, dois dentes de alho picados, orégano, pimenta e parmesão ralado. Ligo o grill, para gratinar. Jogo as rodelas por cima da salada e sirvo em seguida.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SETE DE JANEIRO: DIA DO LEITOR

Neste dia 7 de janeiro, dedicado ao leitor, quero homenagear e agradecer a todos os que têm prestigiado o meu romance Berço Africano..
 
A  meus queridos leitores e a todos aqueles que cultivam e de alguma forma incentivam o hábito da leitura, meu grande abraço.

Marion Aranha Pacheco Muggiati

domingo, 6 de janeiro de 2013

CULINÁRIA SAUDÁVEL II

Esclarecimento: minhas postagens sobre "culinária saudável" são leigas. Apenas compartilho minha experiência como dona de casa, pois essas receitas têm feito sucesso. Não tenho formação na área de saúde ou de gastronomia.

Prato de hoje: torta de atum
Saudável e muito fácil de preparar:

Forro um pirex refratário  com fatias de pão integral (ou qualquer tipo de pão, inclusive aquele já meio passadinho, que corria risco de ir para o lixo...) e cubro com leite.
Sobre o pão embebido em leite, espalho duas latinhas de atum, rodelas finas de cebola, pimentão, palmito, ovo cozido e um pouquinho de azeitonas.
Bato levemente no liquidificador: três colheres de requeijão light, meio queijo minas (ou ricota), alguns ramos de cheiro verde,  meio copo de leite desnatado, um pouco de pimenta e três dentes de alho.
Cubro o refratário com esse creme e salpico gérmen de trigo, aveia e queijo ralado. Levo ao forno para gratinar.
Fica muito gostoso e rende para cerca de 8 pessoas.
Observação: dá para substituir a camada de pão por um purê de batatas bem leve e macio, com uma colherinha de fermento químico.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CULINÁRIA SAUDÁVEL

Tenho inventado pratos com pouco sal e pouca gordura, excelentes para quem quer conservar a saúde, que têm feito o maior sucesso. A partir de hoje, passarei a compartilhar essas aventuras culinárias aqui.

PRATO DE HOJE: SALMÃO CROCANTE

Bato levemente no liquidificador:suco de 2 limões, um ramo de alfavaca (ou salsinha, cebolinha, qualquer tempero verde), 3 dentes de alho, um pouco de pimenta, uma colher de chá de mostarda e uma colher (de sopa) de maionese light (ou requeijão light). Reservo, num prato fundo.
Lavo e retiro a pede do salmão cortado em postas ou filés não muito finos (aproximadamente 1 kg), e mergulho os pedaços no creme batido.
Faço uma mistura com três colheres (de sopa) de farelo de trigo (ou gérmen de trigo), duas de aveia em flocos e uma de farofa pronta (ou parmesão ralado).
Passo os pedaços de peixe (já cobertos pelo creme) nessa farinha, como se os estivesse empanando. Num pirex levemente untado levo-os ao forno pré aquecido (temperatura alta) por aproximadamente 20 minutos.
Observe que o único sal é o da maionese (ou requeijão), da mostarda e da farofa pronta (ou parmesão ralado). Mas fica delicioso! Rende aproximadamente para cinco pessoas.
Bom apetite!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Onde comprar o romance BERÇO AFRICANO

Alguém me relatou que não está conseguindo acessar a loja virtual da Editora Cidadela. Creio que o problema do site logo estará resolvido. De qualquer modo, o livro pode ser encontrado no site das Livrarias Curitiba, no link abaixo, ou, para quem mora em Curitiba e prefere ir à livraria, nas diversas lojas da cidade.

http://www.livrariascuritiba.com.br/berco-africano-aut-paranaense,product,LV318487,3394.aspx